Uma Abordagem Semi-Automática para a Avaliação Comparativa de Software Educacional de Matemática
Resumo
Resumo: Atualmente tem-se observado uma intensa produção de softwares educacionais que, segundo seus fabrican- tes, podem auxiliar os professores no trabalho de aprendizagem dos alunos. Desse modo, a seleção de softwares educacionais pelos professores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Argumentamos nesse trabalho que mesmo existindo inúmeras estratégias de avaliação elas não são efetivamente usadas para realizar uma es- colha baseada na comparação precisa das características dos software avaliados. Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho uma nova abordagem para a avaliação de softwares educacionais. Nessa abordagem propomos uma metodologia que tem como objetivo principal facilitar a seleção de softwares educacionais que possuam características funcionais semelhantes através da utilização de métricas definidas pelo próprio avaliador baseadas na teoria dos campos conceituais e extraídas automaticamente dos softwares avaliados.
Abstract: Atualmente tem-se observado uma intensa produção de softwares educacionais que, segundo seus fabrican- tes, podem auxiliar os professores no trabalho de aprendizagem dos alunos. Desse modo, a seleção de softwares educacionais pelos professores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Argumentamos nesse trabalho que mesmo existindo inúmeras estratégias de avaliação elas não são efetivamente usadas para realizar uma es- colha baseada na comparação precisa das características dos software avaliados. Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho uma nova abordagem para a avaliação de softwares educacionais. Nessa abordagem propomos uma metodologia que tem como objetivo principal facilitar a seleção de softwares educacionais que possuam características funcionais semelhantes através da utilização de métricas definidas pelo próprio avaliador baseadas na teoria dos campos conceituais e extraídas automaticamente dos softwares avaliados.
Abstract: Atualmente tem-se observado uma intensa produção de softwares educacionais que, segundo seus fabrican- tes, podem auxiliar os professores no trabalho de aprendizagem dos alunos. Desse modo, a seleção de softwares educacionais pelos professores tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Argumentamos nesse trabalho que mesmo existindo inúmeras estratégias de avaliação elas não são efetivamente usadas para realizar uma es- colha baseada na comparação precisa das características dos software avaliados. Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho uma nova abordagem para a avaliação de softwares educacionais. Nessa abordagem propomos uma metodologia que tem como objetivo principal facilitar a seleção de softwares educacionais que possuam características funcionais semelhantes através da utilização de métricas definidas pelo próprio avaliador baseadas na teoria dos campos conceituais e extraídas automaticamente dos softwares avaliados.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.178-187