Avaliando o Uso das Ferramentas Educacionais no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Marcelo A. Santana, Baldoino Fonseca dos Santos Neto, Evandro de Barros Costa

Resumo


Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) têm contribuído para o crescimento e popularização da modalidade de ensino a distância. Tais AVAs são dotados de uma variedade de ferramentas cujo objetivo é facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, poucos estudos têm sido realizados para avaliar a eficácia destas ferramentas. O objetivo deste trabalho é avaliar o uso destas ferramentas e o impacto das mesmas sobre o desempenho dos estudantes nas disciplinas. Tal avaliação foi realizada no AVA Moodle e os resultados mostram que a maioria das ferramentas disponíveis no Moodle estão sendo subutilizadas e que a relação entre elas e o desempenho dos estudantes está muito baixa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.278