Analisando um Contexto de Ensino e Aprendizado para Alunos Surdos

Rubens dos Santos Guimarães, Válter Strafacci Júnior, Paulo Marcelo Tasinaffo

Resumo


Metodologias de transmissão de conhecimento sustentam-se numa base cognitiva de conceitos a ele atrelados. A faculdade cognitiva para depreensão, intrínseca dos seres humanos, independe de sua condição física. Este artigo apresenta um contexto aplicado de uma AMD (Arquitetura Mental Digitalizada) que foca na implementação de um sistema web e tem como finalidade facilitar o processo de ensino e aprendizado de alunos com desabilidades. Neste estudo, discute-se aspectos referentes a uma análise de contexto onde ocorrem as interações entre os sujeitos a partir de experimentos com dois alunos surdos, incluídos no ensino médio. Os resultados permitem compreender o potencial de um ambiente computacional de comunicação para proporcionar possibilidades de inclusão desses alunos, no contexto do ensino médio, com aumento de depreensão com o uso de uma AMD.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.109