Especificação de um Algoritmo Genetico para Auxiliar na Avaliação da Aprendizagem Significativa com Mapas Conceituais

Francisco Edson Lopes da Rocha, Roberta Vilhena Vieira, Julio Valente da Costa Jr, Eloi Luiz Favero

Resumo


Resumo: Aprendizagem Significativa mediada por Mapas Conceituais (MCs) é um tipo de construtivismo viável para ser usado em sala de aula. Uma dificuldade ainda não resolvida satisfatoriamente é a questão da avaliação da aprendizagem por meio de MCs. Pesquisas nesta área investem na idéia de comparar o MC do estudante com um MC de referência, o que acaba reproduzindo a lógica positivista do behaviorismo. Neste artigo mostramos como usar aprendizagem de máquina via Algoritmo Genético para implementar uma idéia diferente: gerar coleções de MCs para enriquecer o processo de avaliação. Como conseqüência, avaliar a aprendizagem se transforma num problema de busca, abrindo espaço para considerar os modos individuais de aprender.

Abstract: Meaningful Learning mediated by Concept Maps (CMs) is a type of constructivism viable to be applied in the classroom. A difficulty not yet satisfactorily solved is learning assessment based on CMs. Many research projects in this area invest in the idea of comparing the student’s CM to a reference CM, an approach that reproduces the positivistic logic of behaviorism. In this paper we show how to use machine learning, via genetic algorithms, to implement a different idea: generate collections of CMs to enrich the assessment process. As a result, learning assessment becomes a search problem, making it possible to consider individual ways of learning.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.139-148