UM MODELO PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO CONTINUO DA APRENDIZAGEM
Resumo
Resumo: Conhecer o que o aluno sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas por ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem e isto se torna ainda mais grave quando o aprendiz não tem consciência destas lacunas e não sabe identificá-las. Avaliações contínuas são ferramentas úteis, pois permitem feedback personalizado para os alunos e o uso de pedagogias diferenciadas por parte dos professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo para a incorporação em Ambientes Computacionais de mecanismos que possibilitem o automonitoramento dos processos metacognitivos por parte do aluno e a avaliação e o acompanhamento contínuo da aprendizagem tanto por professores quanto por alunos.
Abstract: Conhecer o que o aluno sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas por ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem e isto se torna ainda mais grave quando o aprendiz não tem consciência destas lacunas e não sabe identificá-las. Avaliações contínuas são ferramentas úteis, pois permitem feedback personalizado para os alunos e o uso de pedagogias diferenciadas por parte dos professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo para a incorporação em Ambientes Computacionais de mecanismos que possibilitem o automonitoramento dos processos metacognitivos por parte do aluno e a avaliação e o acompanhamento contínuo da aprendizagem tanto por professores quanto por alunos.
Abstract: Conhecer o que o aluno sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas por ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem e isto se torna ainda mais grave quando o aprendiz não tem consciência destas lacunas e não sabe identificá-las. Avaliações contínuas são ferramentas úteis, pois permitem feedback personalizado para os alunos e o uso de pedagogias diferenciadas por parte dos professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo para a incorporação em Ambientes Computacionais de mecanismos que possibilitem o automonitoramento dos processos metacognitivos por parte do aluno e a avaliação e o acompanhamento contínuo da aprendizagem tanto por professores quanto por alunos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.129-138