OriOn: A Construção Coletiva de uma Comunidade Online de Conhecimento
Resumo
Resumo: Com a disseminação da Educação a Distância (EaD), surge uma demanda crescente de ambientes computacionais que apóiem de forma efetiva as comunidades online de conhecimento. Neste trabalho, apresentamos o sistema OriOn (Orientação Online), utilizado para registro das discussões de um grupo, auxiliando na consolidação do conhecimento sobre um conjunto de temas e assuntos. Uma versão inicial básica desse ambiente foi disponibilizada para um grupo de alunos de graduação, que ao longo de um semestre, apresentou sugestões de melhorias e novas funcionalidades. A partir desta lista de sugestões, uma nova versão foi elaborada, ilustrando um processo de construção coletiva de uma comunidade online de conhecimento.
Abstract: Com a disseminação da Educação a Distância (EaD), surge uma demanda crescente de ambientes computacionais que apóiem de forma efetiva as comunidades online de conhecimento. Neste trabalho, apresentamos o sistema OriOn (Orientação Online), utilizado para registro das discussões de um grupo, auxiliando na consolidação do conhecimento sobre um conjunto de temas e assuntos. Uma versão inicial básica desse ambiente foi disponibilizada para um grupo de alunos de graduação, que ao longo de um semestre, apresentou sugestões de melhorias e novas funcionalidades. A partir desta lista de sugestões, uma nova versão foi elaborada, ilustrando um processo de construção coletiva de uma comunidade online de conhecimento.
Abstract: Com a disseminação da Educação a Distância (EaD), surge uma demanda crescente de ambientes computacionais que apóiem de forma efetiva as comunidades online de conhecimento. Neste trabalho, apresentamos o sistema OriOn (Orientação Online), utilizado para registro das discussões de um grupo, auxiliando na consolidação do conhecimento sobre um conjunto de temas e assuntos. Uma versão inicial básica desse ambiente foi disponibilizada para um grupo de alunos de graduação, que ao longo de um semestre, apresentou sugestões de melhorias e novas funcionalidades. A partir desta lista de sugestões, uma nova versão foi elaborada, ilustrando um processo de construção coletiva de uma comunidade online de conhecimento.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.90-99