Uma ferramenta de bate-papo com mecanismos decoordenação para apoio a discussões online
Resumo
Resumo: Em ambientes computacionais de suporte à Educação a Distância (EaD), é comum a existência de uma ferramenta de bate-papo para permitir a interação síncrona. No entanto, alguns evitam usá-la, devido à existência de inúmeras dificuldades de acompanhamento da conversação realizada por meio dessa ferramenta. Com o intuito de permitir sua utilização no contexto educacional, neste artigo é apresentado um novo bate-papo que incorpora mecanismos para a coordenação da conversa em uma sessão. A nova ferramenta endereça as principais questões existentes na literatura e o seu desenvolvimento foi norteado com base na análise detalhada do resultado dos testes realizados sobre outra ferramenta, com objetivos semelhantes, implementada previamente.
Abstract: Em ambientes computacionais de suporte à Educação a Distância (EaD), é comum a existência de uma ferramenta de bate-papo para permitir a interação síncrona. No entanto, alguns evitam usá-la, devido à existência de inúmeras dificuldades de acompanhamento da conversação realizada por meio dessa ferramenta. Com o intuito de permitir sua utilização no contexto educacional, neste artigo é apresentado um novo bate-papo que incorpora mecanismos para a coordenação da conversa em uma sessão. A nova ferramenta endereça as principais questões existentes na literatura e o seu desenvolvimento foi norteado com base na análise detalhada do resultado dos testes realizados sobre outra ferramenta, com objetivos semelhantes, implementada previamente.
Abstract: Em ambientes computacionais de suporte à Educação a Distância (EaD), é comum a existência de uma ferramenta de bate-papo para permitir a interação síncrona. No entanto, alguns evitam usá-la, devido à existência de inúmeras dificuldades de acompanhamento da conversação realizada por meio dessa ferramenta. Com o intuito de permitir sua utilização no contexto educacional, neste artigo é apresentado um novo bate-papo que incorpora mecanismos para a coordenação da conversa em uma sessão. A nova ferramenta endereça as principais questões existentes na literatura e o seu desenvolvimento foi norteado com base na análise detalhada do resultado dos testes realizados sobre outra ferramenta, com objetivos semelhantes, implementada previamente.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.80-89