Uma Revisão Sistemática sobre a Educação do Surdo em Ambientes Virtuais Educacionais

Denys F. S. Rocha, Ig Ibert Bittencourt, Diego Dermeval, Seiji Isotani

Resumo


A promoção da Acessibilidade e Educação do Surdo é um tema bastante discutido na Academia e sociedade em geral. Apesar disso, há poucos estudos que retratam os tipos de pesquisas e os tópicos mais investigados nessa área. Dessa maneira, uma revisão sistemática foi realizada com o objetivo de obter uma visão geral do que tem sido feito para a promoção da acessibilidade do surdo em ambientes virtuais. Vinte e nove estudos foram selecionados ao final do processo de busca e seleção. Esses estudos foram selecionados e classificados de acordo com a sua contribuição. Como resultado final um mapa dos estudos foi criado mostrando onde os esforços da comunidade tem se concentrado com o intuito de criar soluções assistivas para a educação do surdo em ambientes virtuais, como também as técnicas e abordagens que tem sido utilizadas nesse contexto.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1263