Uma Ontologia de Domínio para a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas

Adriana Silva Souza, Adolfo Duran, Vaninha Vieira

Resumo


Na área de Educação, tem sido uma tendência nos últimos anos o desenvolvimento de tecnologias baseadas em ontologias e agentes inteligentes no auxílio ao processamento de informações semânticas. Novas abordagens visam tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e ativo. Observamos uma lacuna na proposta de ontologias para o domínio de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Esse artigo apresenta uma ontologia de domínio que visa sistematizar e representar semanticamente a metodologia PBL e tem como escopo apoiar a discussão colaborativa das sessões tutoriais. Foram elaboradas questões de competência, que devem ser respondidas pela ontologia, bem como restrições e consultas SPARQL. Para avaliação da ontologia foi realizado um estudo de caso para verificar sua consistência, observar as inferências e executar as consultas a partir de uma base de dados real. Os resultados permitiram concluir que a ontologia proposta atende ao escopo definido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1253