Uma experiência prática da inserção da robótica e seus beneficios como ferramenta educativa em escolas públicas

Rosaine Fiorio, Rauany J. Esperandim, Flávio A. Silva, Paulo J. Varela, Maici Duarte Leite, Francisco Antonio Fernandes Reinaldo

Resumo


A Robótica Educativa surgiu como proposta didática com o intuito de explorar conceitos presentes no currículo escolar, com o objetivo de tornar a aprendizagem mais atrativa. As atividades foram desenvolvidas em escolas participantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), onde uma das dificuldades encontradas foi o aparente receio de professores em utilizar recursos tecnológicos, como os kits Lego Mindstorms, para auxiliá-los no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, tanto aluno como professor podem se beneficiar das atividades lúdicas através da robótica. Esta prática se apresenta interessante, pois insere no espaço escolar o eixo de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Como resultado do estudo discute-se a importância da utilização de tecnologias dentro de sala.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1223