Uma Análise de Interação em Fóruns de EAD

Henrique Pequeno, Ricardo L. F. de Ávila, Elifranio Cruz, Marcondes Alexandre, Ernesto Trajano de Lima, Miguel Franklin de Castro

Resumo


O registro de interações de alunos e professores/tutores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferece importante oportunidade para que pesquisadores utilizem técnicas de estatística e de mineração visando a uma análise inteligente de dados. Dessa forma, professores e gestores acadêmicos podem valer-se dessas análises a fim de auxiliá-los em seus processos de tomada de decisão. O presente trabalho objetiva investigar o padrão de comportamento de alunos e professores de cursos a distância da Universidade Federal do Ceará, quanto às suas interações virtuais nos fóruns de discussão, segundo duas perspectivas de oferta de disciplinas, uma modular (disciplinas sequenciais) e outra semestral (disciplinas simultâneas). Foram utilizadas regras de associação e algoritmos de classificação para analisar o comportamento dos partícipes dos cursos. Os resultados obtidos a partir do uso dessas ferramentas demonstraram a importância de seu uso para amparar gestores acadêmicos em decisões que promovam melhor adequação ao contexto de cada curso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1203