Uma abordagem utilizando LEGO Mindstorms Education EV3 para verificar o desempenho acadêmico dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul do Câmpus Aquidauana

Leandro de Jesus, Marcia F. Cristaldo

Resumo


Este artigo aborda o uso do LEGO Mindstorms Education EV3 para verificar o desempenho acadêmico dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul do Câmpus Aquidauana. Pensando nesses fatores de desempenho de aprendizagem esse projeto utilizou as olimpíadas de robótica como estratégia para introduzir os estudantes às tecnologias e seus conceitos. Neste artigo descrevemos a nossa abordagem e apresentamos em detalhes os resultados, que avaliam a adequação motivacional maior do uso de um robô e também o cumprimento real dos outros requisitos como aprendizagem da disciplina de algoritmo, diminuição de dependência de disciplinas e melhoria nas notas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1198