Uma Abordagem para Recomendação Automática e Dinâmica de Objetos de Aprendizagem Baseada em Estilos de Aprendizagem

Vitor C. de Carvalho, Fabiano A. Dorça, Renan G. Cattelan, Rafael D. Araújo

Resumo


A adaptação de fornecimento de conteúdo em sistemas voltados para o ensino é uma área de pesquisa em franca expansão. Isto é explicado por trabalhos que demonstram que estudantes tendem a ter um maior aproveitamento quando a apresentação do conteúdo é personalizada. Nesse contexto, os estilos de aprendizagem dos estudantes devem ser observados, sendo esta uma das mais importantes características a serem consideradas no processo de adaptatividade nesses sistemas. Dessa forma, este artigo apresenta uma abordagem eficiente para personalização do processo de ensino, que se baseia no mapeamento automático de características de estilos de aprendizagem de estudantes em metadados de objetos de aprendizagem. São apresentados resultados promissores, obtidos por meio de experimentos, que demonstram a validade da proposta.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1188