Um Ambiente de Autoria de Jogos Sérios pelo Usuário Final Aplicados a Educação

Alana Oliveira, Carlos de Salles Soares Neto, Mário Meireles Teixeira

Resumo


No contexto educacional, cada vez mais se buscam ferramentas que possam contribuir para facilitar o aprendizado. O uso de jogos tem sido visto com bons olhos para tentar resgatar a atenção do aluno, muitas vezes distraído por um mundo cada vez mais conectado e interativo. Desta forma, o desafio que se tenciona enfrentar neste trabalho é dotar os educadores de ferramentas necessárias para produzir seus próprios jogos de maneira simples e direta, uma vez que eles não possuem, na maioria das vezes, habilidades de programação de computadores. O presente artigo propõe um ambiente de autoria de jogos sérios com propósitos educacionais, que pode ser utilizado por professores e gestores de conteúdo para o desenvolvimento de jogos. Como prova de conceito, foram produzidos jogos para diferentes domínios com a aplicação da ferramenta. A usabilidade desta foi avaliada através da Norma ISO 9241-110 com diferentes grupos de usuários, alcançando-se resultados bastante positivos. Palavras-chave: Jogos Sérios, Jogos Educacionais, Ambiente de autoria, Desenvolvimento pelo usuário final.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1058