Predição de desempenho de alunos do primeiro período baseado nas notas de ingresso utilizando métodos de aprendizagem de máquina

Daniel Miranda de Brito, Iron Araújo de Almeida Júnior, Eduardo Vieira Queiroga, Thaís Gaudencio do Rêgo

Resumo


A evasão de estudantes universitários apresenta uma estatística preocupante enfrentada pelas universidades. O problema da reprovação dos estudantes em períodos iniciais é muitas vezes considerado como um fator influenciador da evasão. Este trabalho propõe a utilização de técnicas de Mineração de Dados para tentar predizer o desempenho dos alunos no primeiro período do curso de Ciência da Computação da UFPB, através das suas notas de ingresso no vestibular. Os resultados mostraram que é possível inferir o desempenho dos estudantes com uma acurácia superior a 70%, sendo esta informação útil para a realização de ações para evitar a evasão, aprimorando o sistema de ensino.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.882