Modelagem bayesiana da aprendizagem de estudantes em um AVA

Ademar Crotti Junior, Beatriz Wilges, Silvia Modesto Nassar

Resumo


Este artigo apresenta um novo método para aprendizagem de estrutura de redes bayesianas (RB), inserido no contexto de um AVA. O método proposto aplica um sistema fuzzy para combinar diferentes métricas de pontuação, que são utilizadas para avaliar as RBs. Para verificação, este método foi aplicado em um conjunto de dados de avaliações gerais e, também, em um conjunto de avaliações de questões de um AVA. O método proposto modelou as RBs por meio dos conjuntos de dados Assim, o conhecimento extraído foi utilizado para identificar possíveis falhas no conteúdo ou, até mesmo, na formulação das questões das avaliações do AVA. Esta proposta utiliza um conjunto de variáveis que são comuns entre os AVA, sendo possível aplicar o método apresentado em qualquer AVA. Além disso, a análise das RBs geradas pelo método foram avaliadas por docentes do ambiente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.772