Inserção de um robô humanoide no Ensino de Objetos Geométricos 2D sobrepostos

Adam H. Moreira Pinto, Lucas Orlandi de Oliveira, Alcides X. Benicasa, Renata C. Geromel Meneghetti, Roseli Ap. Francelin Romero

Resumo


A robótica, inserida em ambientes educacionais, é uma alternativa interessante para explorar conceitos te´oricos abordados em sala de aula, facilitando o aprendizado e cativando o interesse dos alunos.Neste artigo, um sistema computacional capaz de detectar objetos foi incorporado ao robô NÃO para que o mesmo possa interagir com alunos, reconhecendo figuras geométricas com sobreposição. O sistema é constituído por dois modelos de Redes Neurais e foi avaliado por meio de uma sequência de atividades didáticas apresentadas a alunos do 5° ano, visando estimulá-los. O robô atua autônomamente, reconhecendo e contando os diferentes objetos na imagem. Os resultados apresentados mostram que as crianças se sentiram muito motivadas para cumprir as tarefas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.632