Gerenciamento da Participação e Desempenho de Estudantes em Atividades Educacionais no Facebook

Nelson Nascimento Junior, Edson P. Pimentel, Silvia C. Dotta

Resumo


A rede social Facebook, em virtude da sua grande quantidade de usuários, suas características socializantes e sua capacidade de manter seus usuários conectados possibilita que as redes sociais sejam experimentadas como ambientes para apoiar a Educação. Diferentemente dos tradicionais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o Facebook não possui ferramentas capazes de apoiar a avaliação da participação e do desempenho dos estudantes nas atividades pedagógicas. Os processos avaliativos acabam sendo realizados a partir de ferramentas externas ou manualmente o que, de certa forma, pode desestimular o uso das redes sociais na Educação. Este artigo tem por objetivo apresentar a ferramenta FaceLearning, desenvolvida para apoiar o gerenciamento da participação e desempenho de estudantes em atividades educacionais na rede social Facebook. Realizou-se um experimento com o FaceLearning em cenário real para verificar sua eficácia, seus pontos fortes e suas fragilidades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.574