Gamificação como Estratégia no Engajamento de Estudantes do Ensino Fundamental

Luma da Rocha Seixas, Alex Sandro Gomes, Ivanildo J. Melo Filho, Rodrigo Lins Rodrigues

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da utilização de Gamificação como estratégia sobre o engajamento de alunos do 9o ano do ensino fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com 61 alunos de uma escola pública. Foram utilizadas duas plataformas de recompensa – ClassDojo e ClassBadges – no intuito de analisar os efeitos da gamificação. Para a coleta de dados utilizou-se técnicas como: observação, entrevista semiestruturada e questionário. Os resultados foram tratados estatisticamente pela técnica multivariada conhecida como Análise de Conglomerados (Cluster). Foi possível classificar os alunos em 4 grupos e concluir que os alunos que obtiveram as melhores médias nos indicadores foram os que receberam mais recompensas do professor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.559