Estilos Cognitivos e Estilos de Aprendizagem em Informática na Educação: um mapeamento sistemático focado no SBIE, WIE e RBIE

Janderson J. B. Aguiar, Joseana M. Fechine, Evandro B. Costa

Resumo


Neste artigo, é descrito um estudo sobre as iniciativas brasileiras em relação ao uso das teorias de Estilos Cognitivos (EC) e/ou Estilos de Aprendizagem (EA) na área de Informática na Educação (IE). Foi realizado um mapeamento sistemático das publicações dos anais do SBIE e WIE, além do periódico RBIE. Com este estudo, foi possível proporcionar reflexões sobre as pesquisas brasileiras que envolvem a preocupação com os estilos dos aprendizes. Além disso, com este mapeamento, os pesquisadores podem conhecer/utilizar melhor os termos EC e EA, além de terem o acesso facilitado a dados de iniciativas de grupos brasileiros de pesquisa em IE que trabalham nessa temática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.441