Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch

Fernanda P. Mota, Nathan F. A. Ribeiro, Leonardo Emmendorfer, Paulo Butzen, Karina S. Machado, Diana F. Adamatti

Resumo


Nos últimos anos houveram melhorias institucionais nas instalações físicas e de recursos materiais e humanos, tornando as escolas e organizações educacionais mais adequadas para o desempenho dos seus papéis. No Brasil, as políticas de implantação de laboratórios de informática nas escolas públicas têm sido norteadas na direção da mudança pedagógica. Porém, é de conhecimento geral que a computação vai além do uso do computador para a realização de atividades rotineiras, podendo ser utilizado no desenvolvimento de novos programas com diferentes funcionalidades, uma atividade que envolve conhecimentos de lógica de programação. Essa integração da lógica de programação no ensino básico e profissional pode auxiliar na resolução de diferentes problemas de forma estruturada e racional. Sendo assim, este trabalho propõem a aplicação de um curso de lógica de programação por meio da ferramenta Scratch para adolescentes do ensino médio em uma escola pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.377