Construção e Uso de MOOCs: Uma Revisão Sistemática

Aracele Fassbinder, Márcio Eduardo Delamaro, Ellen Francine Barbosa

Resumo


A ideia geral dos Massive Open Online Courses (MOOCs), de servirem como plataformas de conhecimento para qualquer um, a qualquer hora, e em qualquer lugar, faz deles uma emergente e poderosa estratégia de aprendizagem com repercussão nas áreas tecnológica e educacional. Entretanto, deve-se considerar a existência de uma elevada taxa de abandono de usuários e a ausência de requisitos que possibilitem o desenvolvimento e uso dos mesmos. Sendo assim, conhecer a situação atual dos MOOCs apresenta-se como uma necessidade para a construção de uma base científica que possa subsidiar trabalhos futuros. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 53 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2014. Os resultados obtidos são relevantes para profissionais do mercado e pesquisadores que atuam na área de plataformas educacionais, pois além de destacarem o panorama atual da construção e uso de MOOCs, apresentam discussões que podem nortear investigações futuras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.332