CidTrans: Um Jogo para Educação de Condutores no Trânsito Urbano

Vanderlei Luiz Azzolini, Gilda Aparecida de Assis, Edilson Pontarolo

Resumo


O número de acidentes de trânsito tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O uso de jogos de computador em contextos educativos permite ao aluno desenvolver habilidades como aprender a conviver e cooperar com os outros, seguindo regras, cumprindo acordos. Este artigo apresenta um jogo de computador tridimensional que visa apoiar a formação de condutores, preparando-os para lidar com situações cotidianas vividas nos centros urbanos. Este jogo tem potencial para ser utilizado como um recurso para apoiar cursos de formação do condutor e reciclagem, bem como atividades de educação de trânsito no ensino fundamental. No jogo proposto, o jogador humano desempenha o papel de condutor. Os resultados da aplicação do jogo a um grupo de voluntários são apresentados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.297