Avaliação do Perfil de Uso no Ambiente Moodle Utilizando Técnicas de Mineração de Dados
Resumo
Os Ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam cada vez mais, a extração de variáveis que podem ser utilizadas para mineração de dados. Extrair informações relevantes que viabilizem o acompanhamento efetivo de estudantes em cursos mediados por tecnologia é um desafio. Este artigo teve como proposta a aplicação de técnicas de classificação em um conjunto de dados educacionais a partir de um curso na modalidade semipresencial, objetivando a obtenção de resultados como forma de apoiar a tomada de decisão por parte de professores e gestores. Para o desenvolvimento do trabalho foi considerada a interação Perfil de Uso do AVA, a fim de fazer possíveis classificações, levando em consideração como variável alvo o desempenho do aluno. Como resultados satisfatórios obtivemos a aplicação da técnica de árvore de decisão J48, tendo como performance uma taxa de 74% de acurácia.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.269