Avaliação do Perfil de Uso no Ambiente Moodle Utilizando Técnicas de Mineração de Dados

Leandro C. Santana, Alexandre M. A. Maciel, Rodrigo L. Rodrigues

Resumo


Os Ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam cada vez mais, a extração de variáveis que podem ser utilizadas para mineração de dados. Extrair informações relevantes que viabilizem o acompanhamento efetivo de estudantes em cursos mediados por tecnologia é um desafio. Este artigo teve como proposta a aplicação de técnicas de classificação em um conjunto de dados educacionais a partir de um curso na modalidade semipresencial, objetivando a obtenção de resultados como forma de apoiar a tomada de decisão por parte de professores e gestores. Para o desenvolvimento do trabalho foi considerada a interação Perfil de Uso do AVA, a fim de fazer possíveis classificações, levando em consideração como variável alvo o desempenho do aluno. Como resultados satisfatórios obtivemos a aplicação da técnica de árvore de decisão J48, tendo como performance uma taxa de 74% de acurácia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.269