Autoria automática de objetos de aprendizagem a partir de captura multimídia e associação a estilos de aprendizagem

Rafael D. Araújo, Taffarel Brant-Ribeiro, Rafaela S. de Freitas, Fabiano A. Dorça, Renan G. Cattelan

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta para utilização de captura multimídia em ambientes educacionais ubíquos como paradigma de autoria automática de objetos de aprendizagem. Usando uma sala de aula instrumentada, o conteúdo dos objetos de aprendizagem é obtido a partir de múltiplos dispositivos de captura, cujos fluxos de mídia individuais são integrados e sincronizados sem intervenção humana. Os metadados associados são gerados de forma semiautomática por meio de um mapeamento feito entre seus campos e os estilos de aprendizagem. A abordagem está sendo integrada a um sistema de captura multimídia real e resultados preliminares de sua experimentação indicam ganhos no desempenho dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.229