Análise de Funções de Similaridade para Verificação do Conteúdo de Mensagens em Fóruns de Discussão

Danielle C. Medeiros, José Eustáquio Rangel de Queiroz, Joseana M. F. R. Araújo

Resumo


Em cursos de EAD, avaliar a eficácia e a eficiência das atividades de aprendizagem, tal como a participação dos alunos ao longo do curso, pode ser uma tarefa onerosa e passível de forte influência da subjetividade humana. Técnicas de IA podem ser úteis para auxiliar o professor na realização de tarefas dessa natureza. Neste artigo, é apresentado um estudo da aplicação de funções de similaridade ao contexto de EaD, com o propósito de analisar sua aplicabilidade ao apoio à avaliação de mensagens em fóruns de discussão. Embora exista a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a definição de indicadores de avaliação aplicáveis a esse contexto, a eficácia e a eficiência da aplicação de medidas de similaridade foi validada estatisticamente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.144