Analisando Fatores que Afetam o Desempenho de Estudantes Iniciantes em um Curso a Distância

Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Rodrigo Lins Rodrigues, João Carlos Sedraz Silva, Alex Sandro Gomes

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar algumas variáveis que possuem relação significativa com o desempenho de alunos iniciantes em um curso na modalidade a distância. A literatura aponta várias barreiras à Educação a Distância (EAD), dentre as quais dificuldades relacionadas com a própria adaptação à modalidade, a habilidade na utilização de recursos tecnológicos que são necessários para o dia a dia, entre outras. A partir da aplicação de questionários no início de uma disciplina de curso superior a distância e o cruzamento de algumas variáveis com o desempenho dos alunos, os resultados apontaram que a experiência prévia com EAD, conhecimento satisfatório em informática e facilidade de adaptação a novas tecnologias tiveram relação significativa com o desempenho do aluno na primeira disciplina do curso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.99