A Brazilian initiative towards Digital Literacy: assessing Motivational Factors of e-Proinfo using TAM

Élton C. Marinho, Mônica F. da Silva, Éber Schmitz, Antônio Juarez de Alencar

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo verificar os impactos de fatores motivacionais no uso de um ambiente virtual de aprendizagem, especificamente, os fatores prazer percebido, utilidade percebida e facilidade percebida. O ambiente estudado foi uma iniciativa de Alfabetização Digital organizada pelo Ministério da Educação: e-Proinfo, o qual é oferecido aos alunos do ensino médio. Nessa pesquisa multimétodo, foi feito um estudo de caso em uma instituição privada da zona oeste do Rio de Janeiro seguido de um experimento com 20 alunos dessa escola. A coleta de dados qualitativos do estudo de caso permitiu confirmar alguns resultados do experimento. Apesar de pesquisas anteriores indicarem que indivíduos na faixa etária pesquisada, adolescentes, tendem a se motivar com ambientes mais lúdicos, apontando para a importância do fator motivacional prazer percebido; nesse experimento, foi observado que o fator motivacional com maior impacto na intenção de uso do ambiente foi a utilidade percebida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1