Uma Abordagem Baseada em Algoritmo Genético para Recomendação de Objetos de Aprendizagem Sensível ao Contexto do Estudante

Luiz Jácome Júnior, Francisco Milton Mendes Neto, Luiz Cláudio Nogueira da Silva

Resumo


A evolução tecnológica ocasionou consequências relevantes para os processos de ensino e aprendizagem. Essa evolução promoveu o surgimento de novas abordagens para o ensino não presencial, sendo uma delas a aprendizagem móvel. Por facilitar o acesso a diversos conteúdos educacionais, essa modalidade de ensino frequentemente fornece conteúdo inadequado ao contexto do estudante. Uma forma de minimizar esse problema é a utilização de técnicas computacionais para suporte à aprendizagem móvel sensível ao contexto do estudante. Portanto, este artigo apresenta um ambiente capaz de realizar a recomendação sensível ao contexto de objetos de aprendizagem, definidos em um formato padrão, através do uso de ontologias,de um sistema multiagente e da aplicação de um Algoritmo Genético.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2012.%25p