Rede de Ontologias: apoio semântico a linha de produtos de objetos de aprendizagem

Fernanda Campos, José Maria N. David, Regina Braga, Thiago Nery, Neide Santos

Resumo


A complexidade dos processos de ensino e aprendizagem demanda um suporte mais amplo de objetos de aprendizagem (OA) para atender às necessidades dos professores e alunos. Este artigo tem como objetivo apoiar, através do reuso, a construção de objetos de aprendizagem voltados para a composição de processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, uma infraestrutura baseada na abordagem de Linha de Produtos de OAs, denominada BROAD-PL, foi construída. Associada a esta infraestrutura, uma rede de ontologias foi desenvolvida para oferecer apoio semântico à busca e recuperação, bem como ao reuso de OAs. Para avaliar a solução proposta um estudo experimental foi conduzido no contexto de construção de tutoriais hipermídia para apoiar o ensino de Biologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2012.%25p