Engenharia do Conhecimento como suporte aos processos de Aprendizagem Organizacional

Vanderlei Freitas Junior, Daniel Fernando Anderle, Jane Lucia S. Santos, Andrea Valéria Steil

Resumo


O presente trabalho se propõe analisar as publicações internacionais sobre métodos de engenharia do conhecimento como suporte aos processos de aprendizagem organizacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em trinta e uma bases de dados cadastradas no Portal de Periódicos da CAPES/MEC. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas grandes etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 150 trabalhos, escritos por 315 autores, oriundos de 191 instituições, de 45 países diferentes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão do relacionamento entre as áreas de engenharia do conhecimento e aprendizagem organizacional, a aponta que estes estudos fazem interseções com a gestão do conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2012.%25p