Análise do Grau de Interesse através da Visualização Computacional

Maurício J.V. Amorim, Magda Bercht, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Este artigo mostra o resultado da análise de vídeos de alunos em interação com Ambientes de Educação a Distância, dotados de mecanismos de Visualização Computacional. A análise é realizada com objetivo de perceber movimentos que indiquem o interesse dos alunos. Inicialmente são apresentados artefatos de software criados para obtenção das imagens. Em seguida, descreve um experimento onde trinta e um alunos foram submetidos a um Objeto de Aprendizagem com capacidade de Visualização Computacional. As imagens desta interação foram analisadas. A partir desta análise, são destacados os Movimentos Corporais Gestuais e Posturais, pré-selecionados a partir da bibliografia, que obtiveram os melhores resultados na inferência do interesse. Estes movimentos, chamados de Indicadores de Interesse, são apresentados no presente estudo.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2012.%25p