SAEPS: Uma ferramenta de apoio à alfabetização do surdo

Yane W. S. Rodrigues, Nelson G. R. Silva, Everson V. Silva, Diogo S. Severo, Fábio A. Diniz, Gilson M. O. Júnior, Alex Sandro Gomes, Carina Alves

Resumo


O surdo brasileiro tem como língua principal a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Porém é fundamental que ele aprenda o português para uma melhor integração com a sociedade ouvinte. Uma vez que é necessário certo domínio oral da língua pátria para que haja um melhor aprendizado da escrita, apresentá-la ao surdo torna-se uma tarefa difícil. Este trabalho apresenta uma proposta de software para auxílio do aprendizado do português a alunos surdos na fase de alfabetização através de jogos e exercícios. Pretende-se assim tornar o aprendizado do português mais fácil, rápido e divertido, facilitando o aprendizado das outras matérias fundamentais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p