Aprendendo a Ensinar Programação Combinando Jogos e Python

Ayla Débora Dantas S. Rebouças, Diego Lopes Marques, Luís Feliphe Silva Costa, Max André de Azevedo Silva

Resumo


Este artigo descreve uma investigação de formas de introduzir de maneira motivante noções de programação no ensino médio através da linguagem Python e de jogos. A ideia do trabalho é investigar formas de aumentar o interesse dos alunos pela informática e por programação e ao mesmo tempo torná-los capazes de desenvolver jogos simples. O fator motivacional explorado são jogos educativos desenvolvidos na própria linguagem Python e que deverão ser expostos aos alunos do ensino médio contribuindo tanto para atrair os que tiverem interesse pela área de informática quanto também para auxiliar tais alunos na compreensão de determinados conteúdos do ensino médio. Neste artigo são apresentados os jogos que foram desenvolvidos e também a análise feita sobre técnicas a utilizar no ensino de programação no ensino médio e que se baseou em pesquisas na literatura e em opiniões de alunos de computação sobre suas disciplinas de programaç ao nos primeiros semestres do curso.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p