Construção e manutenção de um Repositório de Experiência Docente baseado em Wiki Semântico

José Jesse Gonçalves, Fernanda Lima, Germana M. da Nóbrega

Resumo


Estudos sobre o ofício docente defendem que a colaboração pode motivar o compromisso mútuo e fomentar o desenvolvimento progressivo. O estado-da-arte em Informática na Educação sugere o estabelecimento de redes formais de docentes apoiadas por computador. O ambiente doceNet foi proposto para estruturar e organizar discussões entre docentes de uma mesma área temática, buscando-se a melhoria contínua e o registro formal de melhores práticas didáticas. Entretanto, na concepção corrente de doceNet, as informações são armazenadas apenas sintaticamente, o que dificulta sua recuperação. Busca-se abordar tal limitação a partir de Wikis semânticos, como forma de prover uma inter-relação entre informação não estruturada e linguagens mais acessíveis a máquina, tais como Ontologias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p