Requisitos para Elaboração e Integração de Conteúdos com Recursos da TV Digital Brasileira aplicados em Experiências de Aprendizado

Rafaela P. Lisboa, Elizabeth S. Furtado, Marília S. Mendes, Ítalo Matos Cavalcante Santos, Hermínio Borges Neto, Alcides F. Gussi

Resumo


A utilização da televisão no contexto educacional conquista cada vez mais espaço com o avanço do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) no país. Visa-se neste artigo descrever orientações para a produção de materiais educativos para a Televisão Digital (TVD), tomando como exemplo o conceito de TvILO (Video Interative Learning Objects for television), seu desenvolvimento e forma de disponibilização e acesso. Apresentar-se-á, também, um experimento, cujas crianças da Comunidade do Dendê tiveram seus primeiros contatos com a TVD por meio de aplicações interativas e conteúdos educativos desenvolvidos com o intuito de proporcionar uma aprendizagem no ensino da matemática. A partir dos requisitos gerados no experimento, desenvolvedores e pedagogos poderão ser auxiliados a validarem as aplicações e conteúdos que futuramente produzirem para TVD.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p