Uma Interface Web em conjunto com algoritmo de clustering no auxílio à formação de grupos colaborativos sócio-afetivos

José Ahirton Batista Lopes Filho, Cícero Costa Quarto, Rômulo Martins França

Resumo


Os processos educacionais sempre dependeram muito da necessidade de grupos, sejam os grandes, como a comunidade, ou os pequenos, como nas atividades em sala de aula. Com o advento da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), houve um crescimento na utilização da aprendizagem colaborativa, onde fatores sócio-afetivos aplicados aos grupos de aprendizagem colaborativos apoiados por computador têm um importante papel. Nas atividades colaborativas de aprendizagem, as habilidades sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outros, a fim de obterem sucesso em um trabalho coletivo. Portanto, esta pesquisa vem propor uma ferramenta baseada em algoritmo de clustering que em conjunto com a interface Web da Avaliação Roger Verdier, fornecerá suporte à formação de grupos virtuais colaborativos considerando inferências de fatores sócio-afetivos tais como Personalidade e Liderança,

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p