Ambiente Interativo e Adaptável para ensino de Programação

Homero L. Píccolo, Vinícius de F. Sena, Kamila B. Nogueira, Marcus O. da Silva, Yuri A. N. Maia

Resumo


Este artigo descreve um ambiente interativo e adaptável, denominado TutorICC, desenvolvido e utilizado para o ensino de programação em Pascal na Universidade de Brasília. O TutorICC é utilizado na forma de ensino semi-presencial, em que os alunos não têm aulas, mas fazem as provas no laboratório da Universidade. O conteúdo está dividido em níveis de dificuldade, permitindo ao aluno estabelecer o caminho mais conveniente para ele, dentro do conteúdo da disciplina. Há uma grande interatividade com o aluno, que é convidado a construir seus próprios programas a cada passo do tutorial. Esses programas são corrigidos imediatamente pelo TutorICC, que recomenda ao aluno o melhor caminho a seguir dentro do conteúdo da disciplina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p