AUTORIA E BLOGS-PORTFÓLIO: diálogos entre alunas e tutoria no PEAD/UFRGS

Cátia Zílio, Dóris Maria Luzzardi Fiss

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, levou a proposição de três categorias, aqui definidas: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto. Esta análise dos modos de endereçamento possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p