Uma Ferramenta Baseada em Teoria Fuzzy para o Acompanhamento de Alunos Aplicado ao Modelo de Educação Presencial Mediado por Tecnologia

William Roberto Malvezzi, Andreza Bastos Mourão, Graça Bressan

Resumo


Este trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida para o acompanhmento e avaliação da aprendizagem dos alunos utilizando a teoria fuzzy. Esta ferramenta permite às coordenações dos Cursos Presenciais Mediado por Tecnologia (CPMT) de uma Universidade Amazonica realizar a escolha das melhores práticas de ensino que permitam o aumento da performance do aluno. Os coordenadores de curso terão uma ferramenta de apoio à tomada de decisões, auxiliando os professores na utilização de novos métodos. O ambiente de aprendizagem é modelado utilizando a teoria fuzzy, com base em parâmetros e regras selecionadas por meio do conhecimento de professores e especialistas coordenadores pedagógicos. A análise do ambiente a ser modelado e das suas necessidades mostra os parâmetros a serem selecionados. No modelo de educação presencial mediado por tecnologia (CPMT) o professor não tem contato direto com o aluno em sala de aula. Por esta razão, o sistema deve monitorar o comportamento dos estudantes e como eles desenvolvemas diversas atividades propostas, que serão monitorados pela ferramenta e utilizadas na modelagem fuzzy para avaliar o desempenho individual, bem como todo o processo de aprendizagem. O artigo apresenta os parâmetros selecionados, as regras desenvolvidas e os resultados do modelo fuzzy para a avaliação em uma situação real.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2010.%25p