Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação
Resumo
A produção de conteúdos para a educação mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem sido feita baseada nos Objetos Digitais de Aprendizagem (OAs). No entanto, o uso desses OAs em contextos que busquem a personalização da Educação tem sido dificultado pela carência de ferramentas de autoria que facilitem a criação de critérios de adaptação pelos próprios educadores. A consequência disso é que um acompanhamento mais personalizado das necessidades de aprendizagem através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem se tornado inviável e pouco disseminado. Este artigo tem por objetivo discutir o desafio da personalização relacionado com as dificuldades da produção de conteúdos adaptativos e sua relação com as ferramentas de autoria para facilitar a criação desses conteúdos e sua disponibilização nos AVAs. Como ilustração, apresenta os estudos do grupo em relação ao Projeto GRAPPLE e propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria visual para a edição de regras de adaptação de conteúdo em fragmentos de texto para uso em Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHAs) visando a Personalização em E-Learning
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