Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino

Alexandre Direne, Wilson da Silva, Fabiano Silva, Leticia Peres, Alexander Kutzke, Diego Marczal, Gílian Barros, Leda Moura, Gustavo Bazzo

Resumo


O problema da mobilidade tecnológico-educacional no trinômio professor-aluno-conteúdo é exposto de maneira crítica para abordar o quarto grande desafio da SBC. As principais limitações dos trabalhos existentes em relação à introdução de tecnologias no ambiente educacional são abordadas como temas focais de pesquisa original. Em relação aos aspectos metodológicos, são identificadas as características dos jogos intelectivos capazes de promover o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos professores e alunos como alternativa para facilitar a implantação das tecnologias educacionais voltadas à mobilidade humana no ambiente escolar. Os conceitos e ferramentas são descritos no contexto do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA/MEC). São também propostas como metas futuras de pesquisa, as formas tanto de monitoramento como de avaliação do uso desses jogos e seus veículos tecnológicos em relação à evolução do desempenho acadêmico dos alunos

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