|
Sistema de Aprendizagem pela Web - SAW
| ||||||||||||||||||||||||
O que é:
| ||||||||||||||||||||||||
O SAW é um sistema para gerenciar curso pela Web.
Uma característica central do SAW é que ele permite a fácil incorporação de módulos de aprendizagem eletrônicos.
Este módulos são applet que devem incrementar a interação com o usuário, devendo dispor de recursos para comunicação
(para poder enviar dados ao servidor que hospeda o SAW) e possivelmente recurso de autoria e avaliação automática de exercícios.
Um módulo disponível para o SAW é o iGeom: geometria interativa na internet, um sistema para Geometria Dinâmica (ou Geometria Interativa).
O iGeom pode ser descarregado gratuitamente a partir do endereço http://www.matematica.br/igeom.
O código fonte do SAW, que é utiliza PHP e MySQL, será disponibilizado gratuitamente neste ano, após alguns acertos. Mas se houver interessado em utilizá-lo antes, mande-nos um email solicitando-o. | ||||||||||||||||||||||||
Alguns artigos disponíveis:
| ||||||||||||||||||||||||
|
Título (descarregue) | Autores | Descrição | Pág. | Local | |
Estudando Algoritmos e Fractais com programas de Geometria Dinâmica | Leônidas O. Brandão | Extensão de um artigo publicado na RPM em 2002, no qual é mostrado com se pode introduzir o conceito de algoritmos e de programação utilizando a Geometria Dinâmica (Geometria Interativa), idéias estas que podem ser utilizadas em atividades com alunos do ensino médio | 9 pp | artigo Revista do Professor de Matemática (RPM), 2002 | |
Uma ferramenta para ensino de Geometria Dinâmica na Internet: iGeom | Leônidas O. Brandão, Seiji Isotani | Discussão a respeito de construções de Geometria Dinâmica/Interativa vista do ponto de visto de algoritmos e os recursos novos de autoria e validação automática de exercícios no iGeom. | 12 pp | artigo WIE 2003, Campinas, SP | |
Como Usar a Geometria Dinâmica? O Papel do Professor e do Aluno Frente às Novas Tecnologias | Seiji Isotani , Leônidas O. Brandão | Apresentação de alguns resultados alcançados com o uso do iGeom e do SAW em disciplinas de matemática. | 18 pp | WIE 2006 |