Uma abordagem de design para MOOC: investigação da articulação do design instrucional & de interação
Resumo
MOOC é um acrônimo para Massive Open Online Course, uma modalidade de educação online que oferta cursos gratuitos a diversos públicos, com diferentes idades, formações e nacionalidades. Abordagens de design que unifiquem o design de interação com o design instrucional podem favorecer a comunicabilidade em MOOC. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo e resultados parciais de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Com o objetivo de investigar estudos que relacionem design de interação ou design instrucional aplicados à MOOC realizaram-se buscas por estudos em diversas bases de dados. Foram encontrados 309 estudos nas buscas preliminares, sendo 43 selecionados para a fase de extração de dados. O conjunto de estudos analisados nesta RSL guiarão uma abordagem unificada de design (de interação e instrucional) focalizada em MOOC. Futuramente, essa abordagem poderá ser replicada para outros ambientes educacionais online, como AVA.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.388