Educação Básica Inclusiva: Mapeamento sistemático sobre a utilização de recurso tecnológico no letramento de deficientes auditivos
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Almeida, L. S., de Souza, T. A., & Luquetti, E. C. F. (2019). Métodos de Alfabetização do Brasil: Uma Perspectiva Histórica. Revista Philologus, 75, p. 1905-1912. [GS Search]
Alves, A. C.; Matsukura, T. S.; Scherer, M. J. (2017). Altmetric Original Research Cross-cultural adaptation of the assistive technology device – Predisposition assessment (ATD PA) for use in Brazil (ATD PA Br). “Disability and Rehabilitation: Assistive Technology Journal”, v. 12, n. 2, p. 160-164. [GS Search]
Brasil. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (2005) Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-publicacaooriginal-39399-pe.html.
Bersch, R.; Tonolli, J. (2017). Introdução ao conceito de tecnologia assistiva, Assistiva, http://www.assistiva.com.br, Dezembro.
Becker, M. M., Medeiros, I. J., & Lamazon, V. L. (2019). O Uso das Tecnologia Digitais Acessíveis como Estratégia de Aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Revista Gepesvida, 13 (5), 42-49p. [GS Search]
Calixto, H. R., Ribeiro, A., Alexandre, & Ribeiro, A. (2020). Desafios na educação bilíngue de surdos: Relações que professores estabelecem com o ensino de língua portuguesa escrita para surdos. Revista Exitus, 10, 1-27p. [GS Search]
Carvalho, D. D., & Manzini, E. J. (2017). Aplicação de um Programa de Ensino de Palavras em Libras Utilizando Tecnologia de Realidade Aumentada. Revista Brasileira De Educação Especial, 23 (2), 215-232. doi: 10.1590/s1413-65382317000200005. [GS Search]
Conforto, D., & Santarosa, L. (2002). Acessibilidade à web: Internet para todos. Informática Na Educação: Teoria & Prática, 5(2). doi: 10.22456/1982-1654.5276. [GS Search]
Corde. CAT. (2017). Portaria que institui o Comitê, http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/comite_at.asp, Janeiro.
Costa, L. D., & Santos, L. F. (2018). Adaptação de materiais/recursos na educação de surdos: Uma revisão bibliográfica. Revista Comunicações, 25 (3), 1-28p. [GS Search]
Diana, D. Diferenças entre a alfabetização e letramento (2017). Disponível em: <https://www.diferenca.com/alfabetizacao-e-letramento/>. Acesso em: 27 de jan. de 2020.
Fagundes, H., & Moura, A. B. (2009). Avaliação de programas e políticas públicas. Textos & Contextos, 8 (1), 1-15p. [GS Search]
Gasque, K. C. G. D. (2020) Manual do Letramento Informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília. 384 p. [GS Search]
Guimaraes, C., Pereira, M. H., & Fernandes, S. (2015). A Framework to Inform Design of Learning Objects for Teaching Written Portuguese (2nd Language) to Deaf Children via Sign Language (1st Language). 2015 48th Hawaii International Conference on System Sciences. doi: 10.1109/hicss.2015.12. [GS Search]
IBGE. Censo 2010. (2010). “Resultado Censo 2010”, http://censo2010.ibge.gov.br/resultados, Janeiro.
Kitchenham, B. & Charters, S. (2007). Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Version 2.3, Technical Report, Software Engineering Group, Keele University and Department of Computer Science, University of Durham. [GS Search]
Martin, S.; Mihailidis, A. (2017). Special Issue: Assistive technology (I). British Journal of Occupational Therapy, v. 80, n. 2.
Matter, R. et al. (2016). Assistive technology in resource-limited environments: a scoping review. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology Journal, v. 12, n. 2, p. 105-114. [GS Search]
Medeiros, L. P., Elia, M., & Santos, M. P. (2013). Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos. doi: 10.5753/cbie.wie.2013.340. [GS Search]
Mello, G. N. (1991). Políticas públicas de educação. Periódico Estudos Avançados, 5(13). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300002>
Mendonça, P. M., & Santos, P. S. (n.d.). Investimento social privado e políticas públicas de educação: Interações mediadas por múltiplas lógicas institucionais. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 25 (80), 1-19p. [GS Search]
Morin, A. (2017). Understood for learning and attention issues: 8 Examples of Assistive Technology and Adaptive Tools. https://www.understood.org/en/school-learning/assistive-technology/assistive-technologies-basics/8-examples-of-assistive-technology-and-adaptive-tools#slide-5, Janeiro.
Moura, E. R., & Oliveira, E. H. (2014). Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS e do Português para surdos. In: Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2014.272. [GS Search]
Nascimento, L. C., & Liz, A. P. (2017). Jogos Digitais No Ensino Da Língua Portuguesa Para Crianças Surdas. Periferia, 9(1). doi: 10.12957/periferia.2017.28763. [GS Search]
Neto, David & Baldessar, Maria (2019). Jogos digitais educativos em línguas de sinais: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE. 17. 173-182. doi: 10.22456/1679-1916.95722. [GS Search]
Oliveira, José Antônio Puppim de (2006). Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, 40(2), 273-287. [GS Search]
Ommeren, A. L. et al. (2016). Preliminary Extraction of Themes from a Review About User Perspectives on Assistive Technology for the Upper Limb After Stroke. Converging Clinical and Engineering Research on Neurorehabilitation II, v. 15, p. 323-327. [GS Search]
Penafort, A. (2019). Quantos surdos há no mundo? E no nosso Brasil? Saiba mais! Blog SignumWeb, 6 de ago. de 2019. Disponível em: <https://blog.signumweb.com.br/curiosidades/quantos-surdos-no-mundo-e-brasil/>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
Rocha, D. F., Bittencourt, I., Dermeval, D., & Isotani, S. (2014). Uma Revisão Sistemática sobre a Educação do Surdo em Ambientes Virtuais Educacionais. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. doi: 10.5753/cbie.sbie.2014.1263. [GS Search]
Ryan, M. (2017). The number one way to succeed on the job is to use technology. Software & Assistive Technology. http://dyslexiahelp.umich.edu/tools/software-assistive-technology, Janeiro.
Santos, R. E., Magalhães, C. V., Maciel, J., Correia-Neto, J. S., & Vilar, G. (2014). Informática na educação especial: Uma discussão no contexto da educação de surdos. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. doi: 10.5753/cbie.sbie.2014.622. [GS Search]
Saúde Visual. (2017). Saúde Visual: Um foco no olhar. Aplicativos possibilitam acessibilidade dos deficientes visuais aos smartphones e tablets. http://www.saudevisual.com.br/noticias/624-apps-acessiveis, Janeiro.
Silva, D. T. (2019). Alfabetização na perspectiva do letramento. Brasil Escola. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-alfabetizacao-na-perspectiva-do-letramento.htm#indice_3>. Acesso em: 22 de dez. de 2019.
Silveira, H. M.; Martini, L. C. (2017). How the New Approaches on Cloud Computer Vision can Contribute to Growth of Assistive Technologies to Visually Impaired in the Following Years?. Journal of Information Systems Engineering & Management, v. 2, n. 2, March. [GS Search]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.819
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.819
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)