Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras
Resumo
Contexto: O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser considerado como um elemento bastante relevante a ser incorporado na educação de crianças para o século XXI. A empregabilidade dos mesmos dependerá de como essas habilidades terão sido incorporadas e desenvolvidas durante os processos de ensino-aprendizagem brasileiros atuais, sendo esta uma preocupação recorrente dos gestores a serem, inclusive, apoiadas por meio de políticas públicas. Objetivo: Mapear as iniciativas, buscando evidências científicas, de como o desenvolvimento destas habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, tem sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas às crianças do século XXI integrantes do ensino básico brasileiro com o propósito de auxiliar gestores educacionais. Metodologia: Utilizando o método de Mapeamento Sistemático da Literatura, proposta por Petersen et al., foi realizada uma pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais visando responder, dentre outras, à pergunta: "Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais digitais/analógicas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos estudantes no ensino básico brasileiro?". Resultados: Foram encontrados 96 estudos que apresentam habilidades socioemocionais (Empatia e Mindfulness), que atendem aos critérios de inclusão e exclusão. Estes revelaram que habilidades socioemocionais foram desenvolvidas usando tecnologias educacionais digitais/analógicas e em sua maioria com evidências apoiadas por métodos estatísticos. Conclusão: A análise destas publicações possibilitou obter um panorama sobre as tecnologias educacionais digitais/analógicas que vêm sendo utilizadas no contexto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais (Empatia/Mindfulness) no cenário brasileiro e mundial, como e onde têm sido aplicadas, e os resultados obtidos com sua aplicação. Os dados mostram que há, sim, evidências de publicações que desenvolvem habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, que são aplicáveis à crianças do século XXI no ensino básico brasileiro, bem como no exterior e, que em sua maioria, são apoiados por métodos/técnicas estatísticas, revelando, assim, rigor na validação de seus resultados.
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
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