Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica
Resumo
Atualmente se observa uma ênfase maior no ensino do pensamento computacional já na educação básica como uma das habilidades do século XXI. O pensamento computacional descreve um modo específico de raciocínio algorítmico baseado em conceitos e processos derivados da programação de computadores. Uma maneira de ensinar conceitos relacionados sobre algoritmos e programação são jogos não-digitais, sendo considerados alternativas de aprendizagem eficazes e ao mesmo tempo divertidas. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta SplashCode, um jogo de tabuleiro de baixo custo para complementar o ensino de algoritmos e programação, inicialmente apresentado por meio de aula expositiva. O jogo foi desenvolvido de forma sistemática seguindo um processo de design instrucional, e aplicado e avaliado em uma escola pública brasileira. Os resultados da avaliação indicam que o jogo pode contribuir à aprendizagem dos alunos, a interação social, relevância e diversão, proporcionando uma experiência de aprendizagem agradável, lúdica, eficiente e efetiva. O jogo também foi avaliado muito positivamente em relação a usabilidade facilitando o seu entendimento. Um ponto muito elogiado pelos alunos foi o design e a escolha de caracteres Kawaii representando adequadamente preferências do público-alvo. Os resultados do presente trabalho podem ser utilizados por professores da educação básica no ensino de computação e por pesquisadores e designers instrucionais para melhorar o desenvolvimento de métodos e materiais instrucionais nesse contexto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Abt. C.C. (2002). Serious games. Lanham: University Press of America. [GS Search]
Adams, E. e Rollings A. (2006). Fundamentals of game design. New York: Prentice Hall. [GS Search]
All, A., Castellar, E. P. N., & Looy, J. V. (2016). Assessing the effectiveness of digital game-based learning: Best practices. Computers & Education, 92–93, 90-103. [DOI:10.1016/j.compedu.2015.10.007]
Astrachan, O. & Briggs, Α. (2012). The CS Principles Project. ACM Inroads, 3(2). [GS Search]
Battistella, P. E. ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensino em computação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação), PPGCC/Universidade Federal de Santa Catarina. [GS Search]
Battistella, P. & Gresse von Wangenheim, C. (2016a). ENgAGED: Um Processo de Desenvolvimento de Jogos para Ensinar Computação. In: Anais do 27° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, Brasil. [DOI:10.5753/cbie.sbie.2016.380]
Battistella, P. & Gresse von Wangenheim, C. (2016b). Games for teaching computing in higher education – a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education Journal, 9(1), 8-30. [GS Search]
Brackmann, C. P., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D. & Casali, A. (2017). Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária da Espanha. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Recife, Brasil. [DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.982]
Brackmann, C., Barone, D., Casali, A. Boucinha, R. & Munõz-Hernandez, S. (2016). Computational thinking: Panorama of the Americas. In: Proc. of the International Symposium on Computers in Education, Salamanca, Spain. [DOI:10.1109 / SIIE.2016.7751839]
Branch, R. M. (2009). Instructional Design: The ADDIE Approach. New York: Springer. [GS Search]
Brathwaite, B. & Schreiber, I. (2009). Challenges for game designers. Course Technology, CENGAGE Learning, Boston, EUA. [GS Search]
Calderón, A. & Ruiz M. (2015). A systematic literature review on serious games evaluation: An application to software project management. Computers & Education, 87, 396-422. [GS Search]
Caulfield, C., Xia, J., Veal, D. & May, S. P. (2011). A systematic survey of games used for software engineering education. Modern Applied Science, 5(6), 28-43. [GS Search]
Casarotto, R. I., Bernardi, G., Cordenonsi, A. Z. & Duarte Medina, R. (2018). Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(1). [GS Search]
Connoly, T. M., Boyle, E. A., Macarthur, E., Hainey, T. & Boyle, J. M. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, 59(2), 661-686. [GS Search]
CSTA. ACM. CSTA K –12 Computer Science Standards, (2016). [GS Search]
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 319-340. [GS Search]
Djaouti, D., Alvarez J., Jessel J. P., & Rampnoux O. (2011). Origins of Serious Games. In: Ma M., Oikonomou A., Jain L. (Eds). Serious Games and Edutainment Applications. London: Springer. [GS Search]
França, R. & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Maceió, Brasil. [GS Search]
Fu, F., Su, R., & Yu, S. (2009). EGameFlow: A scale to measure learners' enjoyment of e-learning games. Computers & Education, 52(1), 101-112. [GS Search]
Garneli, V., Giannakos, M. N., & Chorianopoulos, K. (2015). Computing education in K-12 schools: A review of the literature. In: Proc. of the IEEE Global Engineering Education Conference, Tallin, Estonia. [DOI: 10.1109/EDUCON.2015.7096023]
Gomes, T., Melo, J. & Tedesco, P. (2016). Jogos Digitais no Ensino de Conceitos de Programação para Crianças. In: Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, Brazil. [GS Search]
Gresse von Wangenheim, C. & Shull, F. (2009). To Game or Not to Game? IEEE Software, 26(2), 92-94. [DOI:10.1109/MS.2009.54]
Gresse von Wangenheim, C., Petri, G. & Borgatto, A. F. (2018). MEEGA+KIDS: A Model for the Evaluation of Educational Games for Computing Education in Secondary School. Technical Report INCoD/GQS.06.2018.E, INCoD/INE/UFSC, Florianopolis/Brazil. [GS Search]
Grover, S. & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, 42(1), 38-43. [DOI:10.3102/0013189X12463051]
Guzdial, M. (2008). Education: Paving the way for computational thinking. Communications of the ACM, 51(8), 25-27. [DOI:10.1145 / 1378704.1378713]
Haddaway, N. R. et al. (2015). The role of Google Scholar in evidence reviews and its applicability to grey literature searching. PloS one, 10(9). [GS Search]
Herz, J. C. (1997). Joystick nation: how videogames ate our quarters, won our hearts, and rewired our minds. Little, Brown and Company, Boston, MA. [GS Search]
International Standard Organization (ISO). (2014). ISO/IEC 25010: Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – System and software quality models, Technical Report. [GS Search]
Kalelioglu F., Gülbahar Y., & Kukul. V. (2016). A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic Journal of Modern Computing, 4(3). [GS Search]
Kazimoglu, C., Kiernan. M., Bacon, L. & Mackinnon, L. (2012). A Serious Game for Developing Computational Thinking and Learning Introductory Computer Programming. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 47, 1991-1999. [GS Search]
Keller, J. (1987). Development and Use of the ARCS Model of motivational Design. Journal of Instructional Development, 10(3), 2-10. [DOI: 10.1007/BF02905780]
Kish, L. (1994). Multipopulation survey designs: five types with seven shared aspects. International Statistical Review, 62(2), 167–186. [GS Search]
Kremers, R. Level Design: Concept, theory, and practice. A. K. Peters, EUA, 2009. [GS Search]
MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. [GS Search]
Michael, D. & Chen, S.. (2006) Serious games: games that educate, train, and inform. Thomson Course Technology, Boston, EUA. [GS Search]
Mioto, F., Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., Borgatto, A. F. & Pacheco, L. H. M. (2019). bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(1). [DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.26]
Mohamed, H. & Jaafar, A. (2010). Development and Potential Analysis of Heuristic Evaluation for Educational Computer Game (PHEG). In: Proc. of the 5th Int. Conf. on Computer Sciences and Convergence Information Technology, Seoul, South Korea. [GS Search]
Morrison B. B. & Preston J.A. (2009). Engagement: Gaming throughout the Curriculum. In: Proc. of the 40th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, Chattanooga, TN. [GS Search]
Nouri, J., Zhang, L., Mannila, L. & Norén, E. (2019). Development of computational thinking, digital competence and 21st century skills when learning programming in K-9. Education Inquiry, published online. [DOI: 10.1080/20004508.2019.1627844]
O’Brien, H. L. & Toms, E. G. (2010). The Development and Evaluation of a Survey to Measure User Engagement. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 61(1), 50–69. [GS Search]
Okazaki, M. & Johnson, G. (2013). Kawaii!: Japan's Culture of Cute. Munich: Prestel.
Petri G., C. Gresse von Wangenheim & A.F. Borgatto A.F. (2018). MEEGA+, Systematic Model to Evaluate Educational Games. In: Lee N. (eds) Encyclopedia of Computer Graphics and Games, Springer. [GS Search]
Petri, G. (2018). A Method for the Evaluation of the Quality of Games for Computing Education. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) [GS Search]
Pfahl, D., Ruhe, G. & Koval, N. (2001). An Experiment for Evaluating the Effectiveness of Using a System Dynamics Simulation Model in Software Project Management Education. In: Proc. of the Int. Symposium on Software Metrics, London, GB. [DOI:10.1109/METRIC.2001.915519]
Savi, R., Gresse von Wangenheim, C. & Borgatto, A. F. (2011). A Model for the Evaluation of Educational Games for Teaching Software Engineering. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, São Paulo, Brasil. [DOI:10.1109/SBES.2011.27]
Sociedade Brasileira de Computação. Ensino de Computação na Educação Básica. (2018). [GS Search]
Sindre, G. & Moody, D. (2003). Evaluating the Effectiveness of Learning Interventions: an Information Systems Case Study. In: Proc. of the 11th European Conf. on Information Systems, Naples, Italy. [GS Search]
Singh, J., Kumar Dorairaj, S. & Woods, P. (2007). Learning Computer Programming Using A Board Game – Case Study on C-Jump. In: Proc. of the Int. Symposium on Information and Communications Technologies, Kuala Lumpur, Malaysia. [GS Search]
Susi, T., Johannesson, M. & Backlund, P. (2007) Serious Games: an overview. Technical Report HS-IKI-TR-07-001, University of Skövde, Sweden. [GS Search]
Sweetser, P. & Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment, 3(3), 1-24. [DOI:10.1145/1077246.1077253]
Tullerton, T. (2008) Game design workshop: A play centric approach to creating innovates games. 3. ed. Burlington: Morgan Kaufmann, p. 470. 2008. [GS Search]
Tsarava, K., Moeller, K. & Ninaus, M. (2018). Training Computational Thinking through board games: The case of Crabs & Turtles. International Journal of Serious Games, 5(2), 25-44. [DOI:10.17083/ijsg.v5i2.248]
Tullis, T. & Albert, W. (2008). Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. Burlington: Morgan Kaufmann. [GS Search]
Unnikrishnan, R., Amrita, N., Muir, A. & Rao, B. (2016). Of Elephants and Nested Loops: How to Introduce Computing to Youth in Rural India. In: Proc. of the 15th International Conference on Interaction Design and Children, Manchester, UK, 137–146. [DOI: 10.1145/2930674.2930678]
Wang, P. S. (2015). From Computing to Computational Thinking. 1st ed. New York: Chapman and Hall/CRC. [DOI: 10.1201/9781315115320]
Wiebe, E. N., Lamb, A., Hardy, M. & Sharek, D. (2014). Measuring engagement in video game-based environments: Investigation of the User Engagement Scale. Computers in Human Behavior, 32, 123-132. [DOI: 10.1016/j.chb.2013.12.001]
Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Theoretical Computer Science, 49(3). [DOI:10.1145/1118178.1118215]
Wing, J. M. (2010). Computational Thinking: What and Why? Link Magazine. [GS Search]
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B. & Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. New York: Springer-Verlag Berlin Heidelberg. [GS Search]
Yin, R. K. (2017). Case study research: design and methods (6th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. [GS Search]
DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)