Usabilidade e Interatividade em Sistemas Web para Cursos Online

Rejane Cunha Freitas, Marlene de Alencar Dutra

Resumo


Este artigo descreve a pesquisa realizada para avaliar a usabilidade de sistemas Web para ensino a distância. No intuito de identificar os problemas de usabilidade e suas possíveis consequências para as interações nos ambientes virtuais de aprendizagem. Inicialmente foi construído um referencial teórico abordando conceitos de interação humano-computador, usabilidade e interatividade. Em seguida a investigação foi conduzida através de testes com os usuários, que por meio de questionários opinarem sobre os ambientes virtuais de aprendizagem WebAula e Moodle. Os resultados indicaram problemas de usabilidade relacionados com a navegação, links, nome de categorias, pop-ups e procura nestes sistemas. A partir da hipótese de que tais problemas impedem uma maior e melhor utilização pelos usuários dos sistemas Web para cursos online, foram feitas reflexões sobre a usabilidade e a interatividade nos ambientes em estudo.


Palavras-chave


Interatividade, Usabilidade, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.48

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.48

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)