Uma Contribuição para a Adaptabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Dispositivos Móveis
Resumo
A popularização da computação móvel está colaborando também para o processo de ensino-aprendizagem pois, dentre outras vantagens, fornece suporte para Educação à Distância e contribui para o M-Learning (aprendizado sem hora e local pré-estabelecidos). Sob esta perspectiva, diversas ferramentas e ambientes existentes de apoio a aprendizagem, como é o caso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), devem se adequar a esta realidade. Uma solução para isso é utilizar técnicas existentes de adaptação de software, como é o caso da adaptação de conteúdo e da adaptação de interface do usuário, bem como dos diversos modelos de ambientes hipermídia adaptativos (Modelo de domínio, Modelo de usuário e Modelo de Adaptação, este último envolve o Modelo de Interface). Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo, denominado M-AVA, para apoiar a adaptação de AVAs existentes para o contexto de dispositivos móveis, tomando como base técnicas e modelos de adaptação disponíveis na literatura. A partir da concepção do M-AVA observou-se a necessidade de incluir uma camada de adaptação na arquitetura de AVAs a fim de que os mesmos possam atender a demanda de novas tecnologias. Para mostrar a viabilidade de uso do modelo de adaptação proposto, um estudo de caso é apresentado em detalhes e novas perspectivas de pesquisa são discutidas.
Palavras-chave
computação móvel, ambientes virtuais de aprendizagem, adaptação de conteúdo, adaptação de interface do usuário
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.36
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.36
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)