Resolução de Problemas e Colaboração a Distância: modelo, artefatos e sistema
Resumo
Neste trabalho apresentamos o modelo Aprendizagem Colaborativa Baseada em Problemas (ACBP), concebido a partir de características estruturais e funcionais dos modelos de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Colaborativa Apoiada pelo Computador. O modelo proposto inclui em seu processo uma etapa de Análise e Clarificação do Problema, inspirada em métodos e artefatos da Semiótica Organizacional para apoiar a geração, discussão e avaliação de idéias e soluções na interpretação e discussão do problema. O modelo proposto foi desenvolvido e integrado a um sistema gerenciador de aprendizado. Resultados preliminares de situações reais de uso sugerem sua efetividade e potencial para contextos de Educação a Distância (EaD).
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Colaborativa Apoiada pelo Computador, Semiótica Organizacional, Educação a Distância
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.21
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.02.21
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)